Suporte para fogão

Dá-lhe galera!!

Este projeto certamente não vai ser dos mais empolgantes para vocês, mas já fiz tem um tempinho e acho que merece seu espaço aqui, já que, como os Banquinhos 3 2 1, este também foi criado por mim, primeiro desenhado em papel, plotado em Corel e depois executado.

Bem, mas afinal do que se trata, né? Vamos lá: compramos nosso fogão assim que chegamos na casa, já usado. Ele estava ainda em um ótimo estado, mas os bicos eram para gás encanado, e aqui em casa temos gás em bujão, o que ferrava com qualquer bolo que a gente tentasse assar (pelo menos era essa a desculpa…). Enfim, de qualquer forma, do jeito que estava, gastava mais gás que o necessário, deixava todas as panelas pretas, e cada boca parecia um portal para o inferno, de tanto fogo.

Como um tio meu estava precisando de um fogão, aproveitei para dar este para ele, e providenciei outro aqui para casa. Mas na hora de comprar, notei como que é mais interessante estes fogões de embutir. Aqueles pés dos fogões normais me pareciam estranhos, então resolvi comprar um de embutir.

Aí veio o problema: eu não tinha onde embutir! “Bem, depois eu dou um jeito” pensei eu. Aí me veio a ideia de uma espécie de cadeira para o fogão, uma armação onde eu pudesse encaixar o fogão criando assim pés para o fogão que não tinha pés. Desenhei num papel para ver se ficava legal, e passei para o Corel, já com as medidas de forma que eu pudesse aproveitar uns caibros que eu tinha comprado para outro fim.

O desenho do Corel ficou assim:

 

Aí foi só imprimir os moldes e cortar. Para os cortes curvos dos pés da frente apelei para a serra de fita da marcenaria da Cancelinha. Aí foi só montar tudo com encaixes e cola epoxi, sem prego nem parafuso.

Na hora de colocar o fogão, me dei conta que tinha feito mais largo do que devia, um erro na hora de medir. A solução foi tirar uns dois dedos do centro, onde está a linha no desenho anterior.

Aí ficou assim:

Ficou faltando o acabamento, mas isso vai ficar para a próxima encarnação…

Abraços!

Blogged with the Flock Browser
9 opiniões sobre “Suporte para fogão

  1. Cara adorei sua idéia do fogão, tenho o mesmo probelema, só com uma diferença, não tenho espaço para colocalo, pois as abas do fogão estão maiores 5mm.
    Estou pensando como fazer para aproveitar um fogão de embutir onde não cabe com as abas.
    Será que voce teria alguma idéia iluminada para mim.
    grato
    josé roberto

    • Roberto, valeu pelo comentário!
      Quanto ao seu problema, deixa eu ver se entendi direito. O seu fogão, também de embutir, é maior que o espaço que você tem para embuti-lo, certo? O que limita o espaço? Duas paredes, uma bancada mais alta que o fogão e uma parede? Outra: só as abas que ultrapassam a largura, o corpo principal do fogão encaixa com alguma folga no espaço? Se for isso, poderia tentar abrir, com uma serra circular para alvenaria, um rasgo nas paredes do nicho onde encaixará o fogão e encaixar as abas nestes rasgos, talvez completando os rasgos com uma ripa de madeira aparafusada na parede logo abaixo do rasgo, para dar mais área de sustentação. Se quiser mande umas fotos aí que se puder eu ajudo.
      Valeu!

  2. Estou precisando de um fogão novo e quero comprar um de embutir para a casa nova. Só que a casa não ficou pronta ainda e pensei em fazer igual a sua idéia por enquanto! Gostaria de saber uma coisa: Aqueles furos laterais não fazem perder o calor do forno por ele não estar embutido da maneira certa???

    • Olá valéria,

      a idéia do suporte é mesmo boa, mas não recomendo para algo provisório enquanto se aguarda o móvel definitivo, caso a previsão de chegada do móvel seja breve. Para fazê-lo gasta-se um certo dinheiro com madeira boa, e que depois não pode ser aproveitada. Quanto à sua pergunta, eu também me faço ela constantemente. O isolamento do fogão entre as paredes internas e externas me parece bom o suficiente para que a ausência de uma proteção o faça perder muito calor. Mas, por outro lado, às vezes preciso ajustar a escala da válvula em temperaturas acima do indicado para certas receitas, mas pouca coisa (ex.: ao invés de 200ºC, ajusto em 215ºC). Mas não sei se isso tem a ver com o fato mencionado ou com alguma imprecisão da escala da válvula, já que o fogão, apesar de bom, não é nenhum profissional. De qualquer forma, se achar factível fazer um suporte destes para o seu fogão, e achar que ele pode fazer seu fogão perder calor, pode-se adicionar paineis de compensado formando uma caixa no entorno no fogão, mas não acho que fique visualmente bonito.

  3. Oi meu amigo, gostei muito da suas pranchas, estou tentando achar algum plano ou projeto para fazer un pranchão 10´´ de madeira, sempre foi meu sonho poder fazer minha propria prancha, só que nao estou consiguindo as medidas do esqueleto nem o processo de fabricaçao, e gostaria saber se vocé tem como me passar algums dados, agradeço um monte.

  4. Olá, estou precisando de sua opinião,
    estou indo p/ um apart. onde armários e pia estão prontos e há um espaço de 82cm p/ o fogão de piso ( vão que fica exatamente entre a pia e a parede que dá acesso a A.S.) e eu gostaria de aproveitar o meu fogão de embutir de 6 bocas que tem exatamente 82cm de largura de aba a aba de apoio. Pergunto: poderia executar algo parecido com o seu modelo só que usaria sarrafo de madeira p/ ficar embutido nas abas laterais formando uma moldura de 2,5cm de espessura com 3,0cm de largura e, p/ não ter a visão das laterais do fogão, nessa moldura colocaria a treliça de madeira? E mais, a altura da peça seguiria o da pia 93cm, a altura do fogão é de 73cm ficaria um pequeno vão livre até chegar numa espécie de mesa com rodízios que seriam os pés, e este pequeno vão livre fecharia tb. c/ treliça, pois tenho medo da falta de espaço recomendado p/ a circulação de ar; e finalmente gostaria de pintar tudo de branco, pois meu fogão é branco. A tinta seria recomendável pois estaria esposta a alta temperatura? e o que vc. acha, ficaria com um visual bom?
    Amigo, me dá uma luz.Help!!!
    Lúcia.

    • Olá Lucia,

      pelo que eu entendi você vai praticamente embutir o fogão, já que ele vai encaixar no limite no vão existente e os espaços laterais e inferior serão fechados com treliça. Eu acho que dá certo, mas atente para as medidas de espaçamento exigidas pelo fabricante, não recomendo nada inferior.

      Procure usar uma madeira boa, resistente. Sobre a pintura, sinceramente não sei. Eu acho que onde o fogão encosta na madeira não fica tão quente, mas realmente é um cuidado a se tomar, já que determinadas tintas podem ser mais inflamáveis que a madeira. Sei que há tintas indicadas para alta temperatura, e disponíveis até no formato Jet para aplicação em casa.

      Não sei se ajudei, mas desejo boa sorte para o seu projeto. Se eu puder ajudar em algo mais, por favor entre em contato. E se possível, mande uma foto dele depois de pronto!

Deixe um comentário

