Estante de aço para sala

Salve galera,

depois de uns meses de inatividade, volto para mostrar para vocês um projeto de decoração.

A sala aqui de casa tinha um rack, desses de MDF das Casas Bahia, e que já estava sem espaço para mais nada. O sintonizador da parabólica (que já não funciona a mais de um ano) sobre o aparelho de DVD, o toca-discos espremido no cantinho, as conexões do som em local de difícil acesso, etc. Além da aparelhagem audio-visual, os LP’s estavam largados no chão, pegando umidade e sujeira.

Comecei a desenhar uns projetos de estantes, a maior parte baseada em colunas e linhas de cubos, como essa daí:

Mas como exige grandes cortes de chapas, e no que dependesse de tempo livre só ia ficar pronto no próximo Big Bang, resolvi encomendar numa marcenaria mesmo (esta era a única solução, já que outros projetos estavam em andamento e não podiam ser prejudicados). Mas o orçamento ficou muito, mas muito caro. Preço de um fusca em bom estado. Sem condiçoes.

Aí tive que repensar a coisa. Em madeira, mesmo simplificando o projeto, ia ficar caro, pela mão de obra e acabamento. Então decidi usar outro material muito utilizado para estantes de prateleiras: o aço. Estas estantes tem diversas utilidades, como em estoques, lojas de peças e ferramentas, oficinas, e outros que exijam robustez e não exijam beleza.
Ops, então o problema. Estas estantes realmente não são bonitas: geralmente são cinza, quadradonas, frias. Mas, pesquisando por aí, encontrei um fabricante em São Paulo que tinha modelos industriais, com grande capacidade de carga, com as prateleiras coloridas! Show, encomendei logo duas, com as prateleiras em cores diferentes. Aqui em casa cortei uma delas em aproximadamente 1/3 e 2/3, montei todas na sala, em alturas alternadas, e a arrumação ficou assim:

As caixas de som couberam certinho na horizontal, a TV teve o destaque reduzido, condizente com seu uso aqui em casa, e ainda fiquei com um espaço para manipular os LPs entre um disco e outro.

Ah, e aproveitando o post e a última foto: um ótima solução para guardar as pranchas de surf, sem ocupar muito espaço, é pendurando-as na parede. Estas aqui foram penduradas com um suporte específico para isso, comprado na surfshop. Mas pode-se também usar corda, com um grande laço na ponta (onde iria o bico), um laço fixo na altura da quilha, para segurar a prancha na vertical, e um laço na outra ponta para pendurá-la num gancho ou prego na parede.

Pessoal, é isso. Qualquer dúvida deste e de outros projetos, como fornecedores, material, forma de contrução, medidas e outros, fiquem à vontade para perguntar.

Abraço empoeirado,

Fernando

Blogged with the Flock Browser
About these ads

2 opiniões sobre “Estante de aço para sala

  1. Oi, Fernando! Caraca, show seus projetos, hein… se precisar, vou encomendar pra vc a minha estante… hehehe

    E aí, quando vamos tomar uma cerveja com pizza lá no Cavaleiros? rs.

    Beijo!

  2. Fê,

    meu caro companheiro de quarto, não sabia que vc tinha um blog, muito menos que suas habilidades manuais eram tão ultra mega power… Se eu já era sua fã, agora então nem se fala! Beijos grandes e até a próxima trip:)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s