Skate Longboard

Salve caro visitante,

voltamos aqui para mais um projeto, este recém terminado.

Ele começou tem uns 3 meses, quando vi o vídeo Skating to Sunshine, do Adam Colton e Adam Stokowski. Aliás vale a pena dar uma olhada no site do Adam Colton. Neste vídeo eles dançam sobre skates longboards realmente longos, como os pranchões do surf. A LongBoardLarry tem estes shapes.
Aqui no Brasil o Felipe Siebert, da Siebert Surfboards estava fabricando uns shapes destes.

Como estava com um bocado de material aqui em casa, incluindo um compensado naval de 18mm, resolvi tentar fazer um, para ver no que dava.

Os shapes de skate normalmente são fabricados já no formato, com as curvas de fundo. Para isso eles prensam folhas finas de madeira com uma resina especial num molde no formato do shape. Mas como esse processo é meio complicado, resolvi fazer o meu cortando o compensado que eu tinha, sem fazer curvatura nem nada.

O desenho do shape copiei da LBL, cortei do compensado, arredondei as bordas, lixei e passei umas camadas de seladora. Ainda fiz uns desenhos na parte que fica para cima. Fui lá da Galeria River e comprei o resto todo que faltava (truck, rodas, rolamentos, pads).  O resultado é esse aí:

E aqui ele em ação:

Bem, depois de umas 3 semanas, ouvi alguns estalos na madeira, e um belo dia aconteceu algo não tão inesperado:

Mas sem desespero, peguei a parte da frente e fiz outro


Pela espessura exagerada do compensado para o tamanho que o skate ficou, ele ficou muito duro, sem flexibilidade, além de ter ficado muito alto. E além do mais não era a mesma coisa que o outro, não dava para caminhar na prancha e nem relaxar muito, porque ficou meio nervoso, rápido para fazer curvas.

Então resolvi botar a mão na massa e fazer um direito, que prestasse e que não fosse quebrar, com a flexibilidade ideal. Tinha aqui mais uns compensados de 6mm de cedro puro, encomendados de São Paulo para um outro projeto, e mais um de 4mm bem leve. Fiz um sanduíche de 3 camadas (6mm, 4mm, 6mm) e prensei com resina epoxi para industria naval da Barracuda Tec. Desta vez já pude incorporar uma curvatura no shape durante a colagem. Depois foi só fazer aquilo tudo de novo, cortar o outline, arredondar as bordas, lixar, passar seladora, instalar o restante.

Finalmente agora estou satisfeito com o shape, este ficou muito bom, com uma flexibilidade ideal, e um acabamento satisfatório. Aí está:



Espero que esse dure mais tempo…

Abraços.

___________________EDIT________________________

bem, acho que não vai durar tanto não, já está rachando e enverga tanto que quase bate no chão. Vou ter que fazer outro…

Blogged with the Flock Browser
33 opiniões sobre “Skate Longboard

  1. Salve …

    Cara o primeiro shape de compensado naval ficou bonito heim… gostei do desenho. Tenho a mesma Opinião que vcs cara tem q fazer de próprio punho!!!

    Bom, eu conheço muito bem os videos e Adam´s e tive o mesmo pensamento, mas andai pesquisando pra fazer o Shape.. os Shapes dos caras não tenho certeza se é feito como o da Loaded ( http://www.loadedboards.com) eles são feitos com Bambu, muito mais resistente q o Descascado de Madeira… mas se estiver afim de se aventurar assim como eu estou fazendo usei madeiras próprias para Skate que são descascado de Maple (mesmo usado para instrumentos musicais) que é importado e o Nacional que é o Marfim e é só prensar a madeira e cortar do jeito q vc quiser.

    Eu estou fazendo um projeto de longboard aki em casa , mas não será grande qto o teu . to fazendo de 1,06m só pra teste de resistencia, jah tenho td aki só to terminando de montar uma prensa manual pra fechar as folhas.

    Em Sampa na rua do Gasometro , vende Descascado de madeira Maple e Marfim … eu Achei o Maple por R$ 36,00/m² e o Marfim a R$ 8,40/m²

    Uma Diferença que descobri no dia q comprei as folhas… existe o Laminado e o Descascado… sempre pensei q era o laminado… mas o laminado só tem a espessura de 0,06mm no máximo e o descascado é de 1mm ou mais, então o ideal é o descascado.

    Bom por enquanto é só , se vcs ae quiserem trocar umas idéias nos nossos projetos de longboard é só mandar um E-mail aki q conversaremos!!!

    Abraços

    Rogério
    rogeriokts@hotmail.com

    • Nossa Muitos anos depois encontrei meu Post aki!!! legal… desde que coloquei este post varias pessoas andaram me me perguntando e pedindo dicas. Só queria dizer que o projeto que estava fazer pra resistência do shape de long deu muito certo com o descascado de marfim e resina fléxivel que comprei numa loja de tintas.. não me lembro da marca… mas o shape ficou muito resistente que até passei com o carro por cima do skate montado para ver se quebrava e nada aconteceu… montei uma prensa manual que funcionou perfeitamente para o projeto…

      tenho algumas fotos perdidas aki , mas dei uma estacionada no proximo projeto , se alguem quiser posso mandar as fotos para tirarem uma base do que eu fiz!!!!!

      Até mais galera…

      Ahhh… mudei de e-mail não é mais aquele de cima …

      Rogério
      risaque75@gmail.com

  2. E isso ai,o meu primeiro tb quebrou,usei um compendasado de 1.5, a flexibilidade é boas mas a resistencia e foda mesmo. Qm curte faz, e faz como qr,é muito dificil achar um shape q vc realmente curta e desenvolva o seu role,sem falar q é mais barato e muito melhor andar com algo q vc fez,da orgulho de andar com ele embaixo do braço. Sou aqui de SP, e tenho dificuldade de arranjar madeira por aqui,qm souber de um lugar para arranjar madeira boa para skate aqui em SP por favor me de um tok.
    Abraçao
    Vitor_luccas@yahoo.com.br

  3. poxa brother me amarrei na atitude, muito skateboard mesmo!!!!!, sem duvida fazer um carrinho pra sí mesmo não é pra qualquer um..

    abraçsssssssssss

  4. Nossa muito louco, tenho uma duvida, por que o truck fica invertido? e qual roda deve ser usa para quem não quer muita velocidade? Valeu e bom divertimento.

  5. Isso é atitude mesmos, temos que fazer o nosso, quando era mais novo andave de skatinho, ai o tempo passou, larguei mão, sabe com é né……..agora to afim de andar de long, mas o pessoal coloca os preços lá em cima, então o jeito é fazer o nosso mesmo, vamos fazer a comunidade “nosso long”, to na correria atrás de madeira, truck, rodas e peguei varias dicas aki!
    Forte abraço e sucesso a todos!

  6. olá pessoal do skate ,já fui skatista ,já andei em quase todas as pistas do Rio ,na época do Come Rato, Nescau ,tinha um camarada chamado Juninho ;Eu era adolescente os caras andavam muito ,hoje só gosto de ver ,gostaria de informar a vcs. a quem se interessa por fazer seu próprio shaper que eu trabalho com compensados de diversas qualidade inclusive o de cedro naval.Qualquer dúvidas deixe recado no meu email
    luiz rio rj

  7. Amigo, gostaria de saber se você consegue o número da loja que vende descascado de marfim, se possível postar aqui eu agradeceria .

  8. É, galera, o último skate não chegou a quebrar, mas cedeu tanto que tive que aposentá-lo. Quem sabe não ponho um reforço por baixo do shape. Agora estou usando um long de downhill cortado para ter somente o necessário de madeira, diminuindo o peso. Logo logo posto umas fotos…

  9. Legal, ficou maneiro msm.. pena q quebrou, mas é assm mesmo, eu peguei um shpe meio velho grande com um corte tosco, diminuí, usei por 1 ano e esses dias eu achei q ele ainda estava tosco e poderia melhorar, arregaçei as mangas e MÃOS A OBRA.. é isso ai, A SATISFAÇÃO NO ROLÉ É MAIOR QUANDO O SHPE SAIU DO ESFORÇO DE SEUS PUNHOS,, PAZ E LUZ PRA GALERA,, bons DROPS E SLIDESS TB.. =pp

    • Recentemente fiz um de aproximadamente 83″ – 2,1m – Já faz quase um ano e a madeira não apresenta sinais de que não vai resistir. Pus uma longarina no meio, acho que isso ajudou bastante. Porém, tive que fazer a furação para os trucks a uma certa distancia das pontas. To querendo fazer um maior. To precisando de umas dicas pra saber que madeira usar.
      Vejam um video dele em ação:

      Gostei muito deste tópico. Parabéns pela iniciativa.

  10. resolve este problema das quebradeiras, a adpte na parte de baixo do schape longarinas de aço carbono, vc compra a metragem que quer é só furar onde vai parafusar os eixos e pronto, nem carreta passando por cima quebra, seu shape não vai quebrar nunca mais, perde um pouco a flexibilidade, mas que quer andar num long com a barriga do shape raspando no chão?
    tenho uma cinta de cerca de 2mm por 5cm de largura e uns 80 centimetros, até a base parafusndo os eixos, só as rabetas e o bico estão de fora …mas nunca trincou nem quebrou…

    se achar o aço carbono muito caro adpte algo em aluminio com largura mais grossa que também proteje apesar de não ser tão forte, em ultimo caso use ferro mesmo ( o skate vai ganhar uns kilinhos )mas nada que prejudique o freerider…..

    • opa, boa sugestão! o super-long está meio de lado na garagem, com esta solução acho que vou reativá-lo. Post novas fotos assim que estiver pronto!

    • porpeta meu querido…
      onde consigo encontrar essa longarina?
      e pelo que entendi vc colocou ela etre os trucks, certo? a rabeta e o bico ficaram de fora, certo?
      e essa longarina vc colocou uma só no meio do shape, ou foram mais de uma?
      grato
      grande abraço
      alvarado.

  11. ol apesoal meu nome e shaper gilmar guedes moro en porto alegre RS e estou fasemdo super long 150 m custa 130$ mandopra todo o brasil naum tenho fotos agora + tem no meu orkut nas fotos fabryk bombando

  12. ae luis rio se puder me mandar um email to afim de começar a fazer uns shapes de long ta ligado valeu pela atençao

  13. Dica pra quem quer um shape caseiro mais resistente. Abaixo rápido passo a passo:

    Comece cortando 1 folha de compensado em dois 1’x 4′ A 2’x4 folhas. Misture a resina com o kit e coloque o pano de fibra de vidro sobre uma das folhas de madeira compensada. Cubra as folhas com a resina e coloque a outra folha de compensado em cima, como um sanduíche de fibra de vidro entre as folhas idênticas de madeira compensada.
    A fibra de vidro é muito importante. Ela não apenas funciona como uma cola que mantém o shape íntegro, mas também dá uma boa dose de estabilidade.

    A parte importante desse processo é a forma como a placa da resina endurece. Quando a resina é curada, o shape manterá a curva que você der nele durante o processo de cura. Ou seja dá pra modelar o shape(rabetas e bordas), depois é só cortar o molde do seu shape fazer a furação e pronto!

  14. Ae galera vou comecar a fazer o meu tbm…para reforçar a resistencia é bom laminar o shape com uns 3 tecidos de fibra de vidro.
    abs

    • É isso ai Rafiusk… não precisa de 3 camadas de fibra , se vc usar 1 de cada lado já dá uma boa resistência!!!! mas cuidado com a Resina…. Não é a mesma que as de pranchas de surf!!!!!

      Abraços

  15. Pessoal eu quero fazer o meu shape de long eu tenho 14 anos
    e tipo eu adoro isso fazer com o própio opunho
    ja fiz minha prenssa e tipo naum sei onde comprar madeira eu moro no rio
    por favor algu´pem me ajude eu quero saber qual madeira comprar ? vlw pessoal fui

  16. Fernando, tudo bem. Vi seu shape long (o quebrado – infelizmente) e acredito que terei o mesmo problema;dilema com um que fiz. No final vai dar uma boa trincada no meio. Porem acho que uma solução bem simples (relativamente) pode tambem ser adotada. Colocar no verso do shape umas duas mantas de fiberglass, preferencialmente a de tecido (tramada) isso aumentaria a resistencia ao peso e a tensão central deizando também o shape no verso bem estiloso. Parabéns pelos projetos e um grande abraço. Luiz.

  17. pow eutenho um long tipo um sector nine. com truck da elemente .. e as minhas rodihas sao iguais as da photo primeira.. e eu queria inverter as posiçoes das rodinhas botar o lado de dentro pra fora.. sera que danifica eu truck?

  18. Eae galera tenho 15 anos e estou muito afim de fazer meu própria shape (na verdade tenho parentes que trabalham com madeira dai vou pedir para eles fazerem) queria saber qual é a madeira indicada para fazer um shape de long ? quero fazer nao muito longo. obrigado desde já.

Deixe um comentário

