Skimboard e Handboard

Em função da crise financeira mundial, vou economizar posts e mostrar 2 projetos de uma vez só.

Um deles, o skimboard, foi um dos meus primeiros projetos. O outro, o handboard, foi um dos últimos. Mas afinal, porque juntá-los então num só post? (o motivo aí de cima era brincadeira, claro…)

Os 2 formam feitos com praticamente os mesmos materiais, e os dois são artefatos de deslizamento em superfícies d’água.

O skimboard é uma prancha fina, sem quilhas, usada para surfar sobre aquela fina camada de água que se forma na beira do mar, quando a onda lava a areia. Este meu foi feito com um compensado de 8mm. Para dar o contorno dele, peguei umas fotos na internet, dimensionei no Corel e passei para a madeira. Uma vez cortado o shape, coloquei a prancha apoiada sobre calços nos 2 extremos (frente e trás), e coloquei um pequeno peso no centro. Isto serve para dar uma leve curva de fundo na prancha, evitando que ela atole na areia. Depois dei um abaulada na borda do fundo, também para não atolar, permitindo que a fina camada de água sobre a areia fosse forçada para baixo da prancha. Fiz uma pintura quase pré-histórica no fundo, e depois foi só laminar com uma camada de tecido de fibra de vidro e resina epoxi. Aliás, foi para isso que resolvi fazer o skimboard, para treinar a laminação, para um outro projeto. Depois de laminado, é só passar parafina no deck e partir para a praia.

Aviso que o skimboard pode ser bem perigoso para quem não sabe e resolve se empolgar… Depois de uns “drops”, resolvi ir um pouco mais rápido e jogar a prancha com mais velocidade. Na hora de pular na prancha dei um mole e fui parar de costas na areia dura. Doeu pacas, e desde então não ando nesta coisa. Só levei ela para a praia de novo para tirar estas fotos:

O outro é o handboard. Fiz em maio deste ano, com base num modelo do Paul Jansen (bem legal o blog dele, vale uma conferida!). Usei duas camadas de compensado naval de 7mm com cortes diferentes para formar uma super canaleta no fundo da prancha Colei as duas, dei forma com a grosa e com o boxequim, lixei e passei uma camada de resina para impermeabilizar.. Fiz ainda um furo para colocar uma cordinha. É bem legal pegar onda com ela, dá uma pressão no jacaré, permitindo seguir melhor na onda. Este eu recomendo!

E aqui uma foto tirada de uma câmera instalada na handboard:

Saudações do Amaral!

Blogged with the Flock Browser
Anúncios

Uma opinião sobre “Skimboard e Handboard

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s